Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Saúde

Regime:
Pós-Laboral

Especializações:
Laboratórios Clínicos | Serviços de Urgência | Serviços Farmacêuticos | Unidades de Internamento | Cuidados de Saúde Primários | Serviços de Instalações e Equipamentos

Inscrições:
Até 22 de setembro de 2024 (admissões por ordem de inscrição)

Horários:
Pós-Graduação com creditação de 30 ECTS - 180h de contacto.

As aulas terão início a 11 de outubro de 2024 a 25 de julho de 2025, intercalando 16 semanas para estudo individual, ao longo de 37 semanas.

Às sextas-feiras das 14h30 às 20h30 e aos sábados, das 08h30 às 13h00.
Pontualmente, podem haver sessões no sábado à tarde.

O seminário final decorrerá a uma quinta-feira das 17h30 às 20h30.

Brochura

Descrição do Programa

15ª edição

Face aos constantes e crescentes desafios que se colocam ao Sector da Saúde em Portugal é imperativa a melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos doentes/utentes. A implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade nas Unidades de Saúde, como objetivo estratégico, é essencial para a melhoria dos processos e contribui para  uma maior eficiência na utilização dos recursos.

Conhecer as necessidades e expectativas de todas as partes envolvidas (órgãos de gestão, profissionais de saúde, doentes/utentes e sociedade, entre outros) e prestar um serviço de modo sistemático e consistente que vá ao seu encontro, é um pilar fundamental na gestão das unidades de saúde. Consideramos que a aquisição, desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências no domínio dos Sistemas de Gestão da Qualidade são essenciais para todos os profissionais de Saúde.

Este curso de Pós-Graduação tem como objetivo dotar os participantes de formação técnica e científica, em contexto multidisciplinar e com uma visão integrada, na área da gestão da qualidade em saúde. Assim, pretende-se que no final deste curso os participantes estejam habilitados a:

• Responder às necessidades das unidades de saúde em matéria de gestão da qualidade;
  • Identificar os requisitos aplicados às organizações de saúde e aplicar ferramentas de gestão na planificação das atividades;
  • Interpretar a norma de gestão da qualidade NP EN ISO 9001 e sua integração com outros sistemas de gestão;
  • Reconhecer os princípios gerais das auditorias da qualidade e participar em auditorias internas da qualidade;
  • Potenciar investigação nesta área.
  • Para a implementação e desenvolvimento desta formação pós-graduada estabeleceu-se uma parceria entre a APCER e a Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa.

Sessões de participação síncrona à distância, com possibilidade de assistência presencial.

Acesso a Certificação de Auditores Internos da Qualidade.

Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Saúde, com especialização em:

• Laboratórios Clínicos
  • Serviços Farmacêuticos
  • Serviços de Urgência
  • Unidades de Internamento
  • Cuidados de Saúde Primários
  • Serviços de Instalações e Equipamentos

Participação nas sessões

Todos os estudantes terão oportunidade de participar nas aulas a distância, de forma síncrona, com exceção do Módulo 4“Aplicação de gestão da qualidade e casos práticos e auditoria” que terá de ser frequentado presencialmente.
Os exames deverão ser realizados presencialmente.

Certificado de Auditor:

Curso promovido em parceria com a APCER.

A conclusão do Curso permite o acesso ao Certificado de Auditor Interno da Qualidade, se cumpridas cumulativamente as condições de experiência profissional exigidas pela APCER.

É possível a inscrição em unidades curriculares isoladas, a efetivar pelo pagamento inicial do seu valor total. Inclui avaliação e certificado de frequência. Unidades isoladas com aproveitamento podem ser creditadas na frequência de edição posterior do curso.

Mais Informações

Grau de Ensino:
Pós Graduação

Regime:
Pós-Laboral

Especializações:

Inscrições:
Até 22 de setembro de 2024 (admissões por ordem de inscrição)

Horários:
Pós-Graduação com creditação de 30 ECTS - 180h de contacto.

Às sextas-feiras das 14h30 às 20h30 e aos sábados, das 08h30 às 13h00.
Pontualmente, podem haver sessões no sábado à tarde.

O seminário final decorrerá a uma quinta-feira das 17h30 às 20h30.

Brochura