No dia 18 de julho de 2024 decorreu na Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Porto, o Seminário Final da 14ª edição da Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Saúde, subordinado ao tema “Sistema de Gestão da Qualidade na Saúde: visão integrativa da certificação e da legalidade”.
O evento contou com a presença de estudantes, profissionais de diversas áreas da saúde e representantes de entidade certificadora e parceira, APCER, destacando a importância da qualidade e da legalidade no setor.
A sessão de abertura contou com a presença de Isabel Braga da Cruz, Pró-Reitora da UCP, e João Neves Amado, Prof. Auxiliar na Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem (FCSE) e coordenador da Pós Graduação. Destacaram a relevância deste programa na formação de profissionais capacitando-os não só academicamente, mas também na componente profissional relativamente aos desafios profissionais da gestão da qualidade em saúde.
A temática do seminário deu origem à mesa-redonda que contou com a participação de Sofia Nunes, da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem (FCSE), e Lurdes Pereira, auditora na Associação Portuguesa de Certificação (APCER). Durante o debate, moderado por Mariana Carrilho (APCER) e Carolina Monteiro (FCSE), foram abordados aspetos cruciais para a implementação de sistemas de gestão da qualidade eficazes, destacando a importância da interligação entre processos de certificação e o cumprimento de requisitos legais no setor da saúde.
Como tem sido habitual no seminário do final deste curso, foram entregues de certificados de conclusão aos estudantes da 14ª Edição da Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Saúde, tendo a coordenação, João Amado e Mariana Carrilho, enfatizado a importância deste feito de cada um dos participantes, valorizando o empenho e dedicação ao longo do curso.
Foi ainda formalizada a abertura da 15ª Edição desta mesma Pós-Graduação (ano letivo 2024/2025).
Este seminário não é apenas um momento de reconhecimento dos esforços dos estudantes ao longo do curso, mas também um reforço do compromisso com a excelência na educação e promoção da qualidade em saúde no presente ano, com enfoque nos aspetos da certificação e da conformidade legal como pilares fundamentais para garantir a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de saúde, bem como o aumento da confiança dos utentes.