O Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Católica Portuguesa constitui uma unidade académica nos termos do artigo 17º dos estatutos da UCP. Foi criado em Lisboa em 20 de Janeiro de 2004 com a finalidade de coordenar as áreas do Saber que incorporam as questões da Biomedicina e da Saúde. Posteriormente, o ICS estendeu-se ao Porto e integrou os cursos de saúde já em funcionamento neste Centro Regional.
Em 2006 foi criada, no âmbito do ICS, a Escola Superior Politécnica de Saúde que integrou a Escola Superior de Enfermagem da Imaculada Conceição (em funcionamento desde 1935) e a Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo (em funcionamento desde 1937), que passaram a constituir respetivamente a Unidade de Ensino de Enfermagem do Porto e a Unidade de Ensino de Enfermagem de Lisboa. Nesta escola funcionaram, além da licenciatura em Enfermagem, curso de Tecnologias da Saúde, já descontinuados. Em 30 de Setembro de 2015 o Conselho Superior da Universidade aprovou a alteração da designação da Escola Superior Politécnica de Saúde para Escola de Enfermagem, mantendo duas unidades: Escola de Enfermagem (Porto) e Escola de Enfermagem (Lisboa).
Em 2023 foi criada a Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem como unidade que sucede ao ICS.
Coerente com a sua Missão, o ICS desenvolve a sua atividade no Porto em três eixos fundamentais: o Ensino, oferecendo todos os ciclos de ensino e formação pós-graduada, a Investigação Científica, no âmbito do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, e a Prestação de Serviços, com o Centro de Enfermagem da Católica, desde 2007.
Missão, Visão e Valores
Missão
Promover a formação integral de profissionais de saúde, para a produção e mobilização do conhecimento, a conduta ética e a liderança da transformação na área da saúde a nível global, com e para a comunidade, visando o bem-estar e o desenvolvimento de todos.
Visão
Ser uma referência nacional e internacional, na formação de líderes e investigadores em saúde, para uma atenção preferencial às populações mais vulneráveis, respondendo perante a Igreja, a sociedade e a academia pela missão assumida.
Valores
- Competência e Compaixão, a desenvolver em todas as áreas e níveis de ensino
- Responsabilidade e Liberdade, em todas as atividades de investigação
- Solidariedade e Justiça, nos serviços à comunidade