No passado dia 12 de novembro, Luís Sá, docente na Escola de Enfermagem (Porto) e na Faculdade Ciências da Saúde e Enfermagem (FCSE) participou como palestrante nas I Jornadas de Enfermagem dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde (ULS) de Barcelos/Esposende.
O evento, que teve como tema central a "Abordagem integrada dos cuidados de enfermagem na resposta às necessidades de saúde”, reuniu profissionais de saúde numa reflexão aprofundada sobre o papel da enfermagem na atualidade.
O Prof. Doutor Luís Sá abordou o burnout nos profissionais de saúde, uma temática de relevo na atualidade. A sua intervenção destacou os principais fatores que conduzem ao esgotamento físico e emocional dos enfermeiros, um problema crescente na área da saúde, especialmente no contexto pós-pandémico. Abordou, ainda o impacto do burnout tanto na qualidade dos cuidados prestados aos utentes, como na saúde mental dos próprios profissionais.
“Cuidar dos enfermeiros é essencial para garantir a excelência nos cuidados às pessoas” sublinhou o docente, incentivando as instituições a implementarem políticas que priorizem a saúde mental e o equilíbrio emocional das suas equipas.
![Event photo](https://fcse.porto.ucp.pt/sites/default/files/styles/asset_large/public/assets/images/docente-destaca-burnout-profissionais-saude.jpg?itok=jd-m3E9c)
![Event photo](https://fcse.porto.ucp.pt/sites/default/files/styles/asset_large/public/assets/images/docente-destaca-burnout-profissionais-saude-02.jpg?itok=-COwBoKO)