Fundamentos da Telesaúde na Gestão da pessoa com Ferida, ostomia e incontinência

Program Description

Esta microcredencial centra-se na utilização da telesaúde como ferramenta para apoiar o acompanhamento clínico à distância, através de tecnologias digitais que facilitam a monitorização, comunicação e tomada de decisão em tempo real. Nesta formação, os profissionais aprendem a utilizar plataformas digitais, técnicas de observação remota e estratégias de comunicação eficaz com os utentes e equipas de saúde.

Esta formação responde à crescente digitalização dos cuidados de saúde, promovendo a literacia digital e a adaptação às novas exigências tecnológicas. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde são preparados para gerir utentes de forma mais eficiente, segura e humanizada, através de técnicas de comunicação eficaz, observação clínica remota e integração de soluções digitais no cuidado assistencial.

Objetivos

Capacitar profissionais de saúde no uso eficiente da telesaúde para a gestão de pessoas com feridas, ostomias e incontinência. Fornecer conhecimentos sobre ferramentas de telesaúde, protocolos de observação remota e técnicas de comunicação eficaz com o utente.

Conteúdos

  • Fundamentos e Aplicação Ferramentas na telesaúde  
  • Protocolos de Observação Remota e Comunicação com o Utente  
  • Estudos de Caso e Role-playing para Prática de Habilidades

Destinatários

Médicos, enfermeiros, outros profissionais de saúde, residentes em território nacional, detentores de uma licenciatura na área da saúde.

Condições de Acesso

  • Cópia do documento de Identificação (Bilhete de Identidade / Cartão de Cidadão ou Passaporte)
  • Fotografia
  • Certidão de conclusão de licenciatura (ver nota 1)
  • Comprovativo de residência em Portugal (obtido no Portal das Finanças, nas lojas do cidadão, ou Juntas de Freguesia)
  • Cópia do Cartão da respetiva Ordem Profissional constante na lista abaixo indicada (ver nota 2), ou, no caso de não se encontrar inscrito em Ordem Profissional uma declaração da entidade empregadora que ateste o exercício de funções na área da saúde

Nota 1: Os comprovativos de Licenciatura emitidos noutros países terão de ser legalizados por autoridade diplomática ou consular portuguesa no país emitente, ou conter a Apostila de Haia, exceto se emitidos no Reino Unido, em países da EU, ou pertencentes ao Espaço Económico Europeu, ou à Associação Europeia de Comércio Livre.
Quando estes se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa, francesa ou italiana, deve ser entregue a respetiva tradução, efetuada nos termos previstos na lei notarial.

Nota 2: Ordem dos Assistentes Sociais | Ordem dos Enfermeiros | Ordem dos Farmacêuticos | Ordem dos Fisioterapeutas | Ordem dos Médicos | Ordem dos Médicos Dentistas | Ordem dos Nutricionistas |Ordem dos Psicólogos Portugueses


 

Propinas, Taxas e Emolumentos

Taxas  

Inscrição (não reembolsável)

50€

Certificado

1ª via sem custos
2ª via 48,60€

Propinas  
Propinas

Isenção de propinas – curso financiado no âmbito do PRR*

*Financiamento - Cursos financiados pelo PRR, no âmbito do Programa Impulso Mais Digital – submedida Reforma e Modernização da Medicina.

Inscrição

Data limite de inscrição: 2025-10-20

Será atribuído um Certificado aos participantes com uma assiduidade mínima de 80% do número total de horas do curso e avaliação final positiva.

Guia de Inscrição


Curso apoiado pelo projeto Digital4Health, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Para saber mais sobre o PRR, visite recuperarportugal.

PRR-RP-EU

 

Contacts

Microcredenciais

Candidaturas

E-mail: candidaturas.porto@ucp.pt
Telefone: 939 450 000 / 939 450 012
2ª a 6ª feira: 9h30-12h30 e 14h30-17h30