Esta microcredencial centra-se na utilização da telesaúde como ferramenta para apoiar o acompanhamento clínico à distância, através de tecnologias digitais que facilitam a monitorização, comunicação e tomada de decisão em tempo real. Nesta formação, os profissionais aprendem a utilizar plataformas digitais, técnicas de observação remota e estratégias de comunicação eficaz com os utentes e equipas de saúde.
Esta formação responde à crescente digitalização dos cuidados de saúde, promovendo a literacia digital e a adaptação às novas exigências tecnológicas. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde são preparados para gerir utentes de forma mais eficiente, segura e humanizada, através de técnicas de comunicação eficaz, observação clínica remota e integração de soluções digitais no cuidado assistencial.
Objetivos
Capacitar profissionais de saúde no uso eficiente da telesaúde para a gestão de pessoas com feridas, ostomias e incontinência. Fornecer conhecimentos sobre ferramentas de telesaúde, protocolos de observação remota e técnicas de comunicação eficaz com o utente.
Conteúdos
- Fundamentos e Aplicação Ferramentas na telesaúde
- Protocolos de Observação Remota e Comunicação com o Utente
- Estudos de Caso e Role-playing para Prática de Habilidades
Destinatários
Médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde envolvidos no cuidado de pacientes com feridas, ostomias e incontinência.
Condições de Acesso
- Idade igual ou superior a 18 anos;
- Residência no território nacional aquando da realização do(s) curso(s);
- Para enfermeiros: Apresentação da Demonstração da Validação das Condições de Exercício Profissional emitida pela Ordem dos Enfermeiros;
- Para outros profissionais: Apresentação de Comprovativo de Licenciatura.
Desconto de 20%
- Alunos da UCP (licenciatura, mestrado e doutoramento);
- Ex-alunos, que tenham concluído curso conferente de grau (licenciatura, mestrado e doutoramento), bem como outra formação com mais de 200 horas de duração (MBA, Curso Geral de Gestão e outras Pós-Graduações com essa duração) na Universidade Católica Portuguesa;
Curso apoiado pelo projeto Digital4Health, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
Para saber mais sobre o PRR, visite recuperarportugal.
