Press News & Events

Atividade física: o que me impede?

Thursday, April 6, 2023 - 17:30
Público

Pedro Almeida Melo, docente da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa – Porto.

Se a atividade física já é um enorme passo, o exercício físico será uma grande conquista. O Dia Mundial da Atividade Física celebra-se nesta quinta-feira.

Quando se fala em atividade física existem obstáculos que nos limitam a agir. Por isso o título desta reflexão ser: o que me impede?

Não se pode confundir atividade física com exercício físico. A atividade física é o conjunto de ações que fazemos e nos potenciam a um gasto de energia acima do nível de repouso. Ir às compras, arrumar a casa, passar a ferro, brincar com as crianças, levar o lixo à rua, são todos exemplos de movimentos voluntários que fazemos e nos impelem a elevar o nosso nível de atividade acima do nível de repouso. E, na verdade, não devem ser menosprezados.

Leia o artigo na íntegra no Público