No contexto do projeto Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário (MAIEC), integrado na Nursing Research Platform do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Universidade Católica Portuguesa, foi diagnosticado o Status Nutricional de 243 crianças de 4 instituições escolares do Bairro de Mavalane em Maputo, Moçambique. Paralelamente foi avaliado o nível de empoderamento comunitário local para promover a melhoria do status nutricional das crianças, assim como a sua vigilância de saúde e diagnosticou-se a Gestão Comunitária no mesmo contexto, estando em curso um plano de intervenções para dar resposta aos diagnósticos de Enfermagem identificados.
O projeto é realizado sob a orientação científica de Pedro Melo, da Escola de Enfermagem (Porto), integra uma estudante do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária da Escola de Enfermagem (Porto) e conta com a colaboração de duas investigadoras locais (uma nutricionista e uma enfermeira Mestre em Saúde Pública) e uma nutricionista portuguesa. Este projeto, cuja primeira etapa decorre entre agosto de 2018 e fevereiro de 2019, articula-se com os Missionários da Boa Nova em Moçambique e espera trazer contributos para melhorar os cuidados de enfermagem comunitária e o acesso a cuidados de saúde das crianças e famílias locais, desenvolve-se com metodologia Service-based Learning e Community-based Participatory Research.
Janeiro de 2019