Na Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde, da Católica no Porto, professores e estudantes estão empenhados em ajudar a comunidade dentro do seu campo de ação. Desde logo, porque quase a totalidade dos estudantes de mestrado e doutoramento mantêm o seu trabalho nas instituições de saúde e os planos de atividades escolares foram adaptados a esta situação, para que possam continuar os seus estudos.
Os professores especialistas em Enfermagem de Saúde Comunitária disponibilizaram-se a colaborar com a linha SNS24, e contribuem para outras plataformas, como por exemplo com o grupo “Covid-19 - Informações dadas por profissionais de saúde”, que é um espaço de informação para milhares de pessoas ou na elaboração de documentos orientadores, como é o caso do guia do Plano de Contingência Familiar para a Pandemia Covid-19.
O Centro de Enfermagem da Católica (CEC) – unidade de serviços à comunidade onde professores e estudantes desenvolvem variados projetos - tem estado particularmente atento aos seus parceiros habituais. Neste contexto já foi feita capacitação de funcionários do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) que apoiam pessoas idosas, para prevenção de contágio e uso adequado dos EPI no Centro Social da Paróquia da Senhora da Conceição. Este tipo de colaboração está aberta a todas as paróquias da cidade que a solicitem pelo email cec@porto.ucp.pt.
Ainda no âmbito da atividade do CEC, iniciou-se esta semana a colaboração de alguns professores com um Agrupamento de Centros de Saúde da cidade do Porto na capacitação de Estruturas Residências para Pessoas Idosas, na prevenção COVID-19 e vigilância de pessoas infetadas, após rastreio e em colaboração direta com a Unidade de Saúde Pública da área.
Particular atenção está a ser dada às pessoas em isolamento social. Os estudantes do 1º ano da licenciatura em Enfermagem, que estavam a fazer ensino clínico em Estruturas Residências para Pessoas Idosas, mantêm voluntariamente o contacto telefónico com algumas pessoas com quem já tinham iniciado a atividade e os estudantes do 4º ano preparam-se para dar continuidade à intervenção comunitária junto de famílias com doentes a cargo referenciadas pela Caritas Diocesana, ou pessoas idosas e isolamento e maior vulnerabilidade sinalizadas pelos Centros de Saúde e outras entidades parceiras do CEC.
O contexto atual da pandemia por Covid-19 tem permitido à Escola de Enfermagem desenvolver competências nos estudantes dirigidas especificamente para situações de crise e catástrofe, seja no aprofundamento das questões éticas e deontológicas que emergem nestas situações, seja na perspetiva de saúde global que afeta a humanidade como um todo, ou no desenvolvimento de estratégias de vigilância e controlo de comunidades locais.
Abril 2020