O Encontro Nacional do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS-UCP) reuniu, nos dias 11 e 12 de dezembro, investigadores e parceiros institucionais para refletir sobre o papel da ciência e da investigação em saúde na resposta aos desafios sociais contemporâneos.
A sessão de abertura contou com as palavras de Paulo Alves, Diretor Adjunto da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, seguidas da apresentação institucional de Nuno Rosa, Diretor do CIIS, e da intervenção de Peter Hanenberg, Vice-Reitor para a Investigação e Inovação, por videoconferência.
Seguiu-se uma mesa-redonda dedicada ao impacto social da investigação, com representantes da Cáritas Diocesana do Porto, do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Lisboa, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos da Pessoa com Deficiência Mental de Viseu, da Santa Casa da Misericórdia do Porto e da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões. Os intervenientes sublinharam a relevância da investigação desenvolvida no CIIS e o valor das parcerias estabelecidas com a Universidade Católica Portuguesa.
O programa incluiu ainda apresentações científicas de investigadores integrados do CIIS, em representação das várias plataformas do centro — SalivaTec, Precision Dental Medicine, Translational Neuroscience, Nursing Research e CatólicaMed — evidenciando a diversidade, a relevância científica e o caráter interdisciplinar da investigação desenvolvida.
Ao longo dos dois dias, os investigadores do CIIS, provenientes das cinco unidades orgânicas onde desenvolvem a sua atividade, localizadas em Lisboa, Porto e Viseu, e os representantes de diversas instituições de cariz social participaram também em momentos de partilha e discussão, nomeadamente sessões de posters e workshops colaborativos, com o apoio do Research and Innovation Office (RIO-UCP). Estas atividades promoveram o diálogo, incentivando o desenvolvimento de futuras colaborações científicas e institucionais.
O Encontro Nacional do CIIS 2025 encerrou com a intervenção de Marta Vasconcelos, membro da Comissão Executiva do Centro Regional do Porto, que destacou o valor do trabalho desenvolvido no CIIS e a importância da cooperação entre investigadores e instituições parceiras para a construção de respostas inovadoras aos desafios em saúde.
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/04279/2025 com o identificador DOI https://doi.org/10.54499/UID/04279/2025 - Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde.





