Católica volta a abrir candidaturas para programa de bolsas para refugiados

Quarta-feira, Fevereiro 7, 2024 - 09:10

A Universidade Católica Portuguesa abre candidaturas ao programa de atribuição de bolsas para refugiados pelo terceiro ano consecutivo. Até 29 de fevereiro, estudantes em situação de emergência humanitária, com documento que comprove a situação, podem candidatar-se a este programa. 

Ao abrigo do programa, serão abertas 14 vagas para cursos de licenciatura e de mestrado em Lisboa, Porto, Braga e Viseu, com isenção de propinas.

Uma das beneficiárias desta iniciativa é Elizabeth Anuoluwapo Odutolu, estudante do Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde, na Católica, em Viseu. Acredita que “o ensino universitário desempenha um papel crucial na aquisição de conhecimento e no desenvolvimento de competências dos indivíduos” ao proporcionar “uma plataforma para o crescimento intelectual, o pensamento crítico e a aquisição de conhecimento especializado numa determinada área de estudo”.

Sobre a importância deste programa, a estudante de Gestão acrescenta que “a Universidade Católica desempenha um papel vital na construção do futuro dos seus alunos, alimentando a sua curiosidade intelectual e preparando-os para contribuírem para a sociedade”.

Para efetuar a candidatura a este programa, os candidatos deverão seguir os seguintes passos:

 - Documento que comprove a situação de emergência humanitária;

 - Documento de identificação;

 - Certificado de conclusão do ensino secundário e exames finais, traduzido em língua portuguesa ou inglesa;

 - Curriculum Vitae;

 - Carta de motivação em português ou em inglês;

 - Caso já tenha frequentado o ensino superior: certidão de unidades curriculares realizadas, traduzida para português e inglês.

Realizar a candidatura através do respetivo link, até ao dia 29 de fevereiro:

 - Link de Candidatura Geral

 - Link de Candidatura para a Faculdade de Medicina

Os resultados das candidaturas serão divulgados no dia 11 de abril.

Este programa surge no âmbito do esforço nacional de acolhimento e integração dos refugiados e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas. "A Iniciativa de Apoio a Estudantes Refugiados foi reconhecida como uma Boa Prática pelo Global Compact on Refugees.

 

Candidate-se ao seu futuro na Católica!