Católica é a universidade mais empreendedora em Portugal

Sexta-feira, Novembro 15, 2024 - 15:18

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) acaba de ser distinguida como a universidade mais empreendedora do país pelo Portugal’s Ranking of Entrepreneurial Universities’24, divulgado hoje no Web Summit.

Para Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP, “esta distinção é um reflexo do compromisso da Católica com a inovação e o empreendedorismo. É com orgulho que vemos os nossos alumni impulsionarem a transformação e o progresso através dos seus projetos empresariais, contribuindo para um ecossistema vibrante de start-ups em Portugal.”

Esta conquista reflete o forte crescimento de alumni fundadores de start-ups, com um total de 409 empreendedores formados pela UCP — um aumento de 55% em relação a 2023, que posiciona a UCP no topo deste ranking nacional.

Criado pela Startup Portugal em 2022, o Portugal’s Ranking of Entrepreneurial Universities avalia anualmente as universidades portuguesas com base no número de antigos alunos que fundam start-ups e no seu impacto no ecossistema empreendedor. O ranking baseia-se em dados da Plataforma de Mapeamento do Ecossistema da Startup Portugal, em parceria com a Dealroom, e inclui critérios como o número de start-ups fundadas, o volume de financiamento captado e a criação de unicórnios. Qualquer instituição de ensino superior no país pode registar-se nesta ferramenta de análise e contribuir com os dados das suas start-ups

Este ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em Portugal, incentivando a inclusão de projetos inovadores nos programas académicos e posicionando a UCP como líder na formação de empreendedores.

A cerimónia de apresentação do ranking teve lugar hoje, dia 13 de novembro, no stand da Startup Portugal no Web Summit, onde a Reitora Isabel Capeloa Gil recebeu o troféu de Universidade Mais Empreendedora do país, em nome da Universidade Católica Portuguesa.

A Startup Portugal é uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover o empreendedorismo em Portugal, colaborando com o Governo na implementação da Estratégia Nacional para o Empreendedorismo e apoiando o crescimento do ecossistema start-up nacional.