Esta microcredencial explora o uso de tecnologias emergentes — como Inteligência Artificial (IA), Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR) e gamificação — na criação de experiências educativas imersivas e inovadoras na área da saúde. Direcionada a profissionais e educadores da saúde, esta formação permite aplicar simulações realistas de tratamento de feridas, desenvolver conteúdos digitais interativos e integrar algoritmos de IA no ensino clínico. Ao promover a aprendizagem ativa e a experimentação prática em ambientes virtuais, o curso prepara os formandos para responder aos desafios da formação em saúde com soluções tecnológicas avançadas, potenciando a eficácia pedagógica e a qualidade dos cuidados.
Objetivos
Proporcionar uma compreensão abrangente dos fundamentos da Inteligência Artificial (IA), Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) na educação em saúde, com foco no tratamento de feridas. O curso visa explorar as aplicações de AR e VR em simulações de tratamento de feridas, a integração de algoritmos de IA e gamificação no ensino de cuidados com feridas, e o desenvolvimento de conteúdo educacional inovador utilizando IA, gamificação, AR e VR.
Conteúdos
- Fundamentos da Inteligência Artificial (IA), realidade aumentada (AR) e virtual (VR) na educação em saúde (N.A.)
- Aplicações de AR/VR em simulações de tratamento de feridas
- Inteligência Artificial, algoritmos e Gamificação em Feridas
- Criação de conteúdo educacional em IA, gamificação, AR/VR
Destinatários
Profissionais de saúde, educadores na área da saúde interessados em tecnologias emergentes aplicadas ao ensino de tratamento de feridas.
Condições de Acesso
- Idade igual ou superior a 18 anos;
- Residência no território nacional aquando da realização do(s) curso(s);
- Para enfermeiros: Apresentação da Demonstração da Validação das Condições de Exercício Profissional emitida pela Ordem dos Enfermeiros;
- Para outros profissionais: Apresentação de Comprovativo de Licenciatura.
Desconto de 20%
- Alunos da UCP (licenciatura, mestrado e doutoramento);
- Ex-alunos, que tenham concluído curso conferente de grau (licenciatura, mestrado e doutoramento), bem como outra formação com mais de 200 horas de duração (MBA, Curso Geral de Gestão e outras Pós-Graduações com essa duração) na Universidade Católica Portuguesa;
Curso apoiado pelo projeto Digital4Health, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
Para saber mais sobre o PRR, visite recuperarportugal.
