Inteligência Artificial na Saúde

Descrição do Programa

Com esta microcredencial assume-se que o papel do profissional de saúde necessita de um conhecimento básico de IA para explorar as suas possibilidades e prepara os profissionais para utilizar IA em conjunto com outras tecnologias, como Internet das Coisas (IoT) e telemedicina, promovendo uma abordagem integrada na assistência à saúde. A microcredencial em Aplicações da IA na Saúde pretende capacitar profissionais da área da saúde com conhecimentos fundamentais sobre a utilização da inteligência artificial (IA) no setor, permitindo-lhes compreender, implementar e otimizar soluções inovadoras garantindo o uso ético e seguro da tecnologia.

Objetivos

Conhecer os fundamentos e principais modelos conceptuais da IA;

Identificar os desafios e vantagens que os sistemas de IA colocam no âmbito da saúde;

Distinguir a qualidade dos outputs gerados por forma a suportar uma avaliação crítica;

Desenvolver a capacidade de identificar estratégias para situações específicas, como adaptação de materiais, gestão de documentos, acesso a investigação revista por pares e apoio à prática clínica;

Aplicar o conhecimento científico na seleção de recursos na ótica da IA.

Conteúdos

Introdução à IA na perspetiva científica

Modelos de Linguagem e Prompt Engineering

Implementação de IA na Saúde e em contextos clínicos.

Destinatários

Médicos, enfermeiros, outros profissionais de saúde, residentes em território nacional, detentores de uma licenciatura na área da saúde.

Condições de Acesso

  • Cópia do documento de Identificação (Bilhete de Identidade / Cartão de Cidadão ou Passaporte)
  • Fotografia
  • Certidão de conclusão de licenciatura (ver nota 1)
  • Comprovativo de residência em Portugal (obtido no Portal das Finanças, nas lojas do cidadão, ou Juntas de Freguesia)
  • Cópia do Cartão da respetiva Ordem Profissional constante na lista abaixo indicada (ver nota 2), ou, no caso de não se encontrar inscrito em Ordem Profissional uma declaração da entidade empregadora que ateste o exercício de funções na área da saúde

Nota 1: Os comprovativos de Licenciatura emitidos noutros países terão de ser legalizados por autoridade diplomática ou consular portuguesa no país emitente, ou conter a Apostila de Haia, exceto se emitidos no Reino Unido, em países da EU, ou pertencentes ao Espaço Económico Europeu, ou à Associação Europeia de Comércio Livre.
Quando estes se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa, francesa ou italiana, deve ser entregue a respetiva tradução, efetuada nos termos previstos na lei notarial.

Nota 2: Ordem dos Assistentes Sociais | Ordem dos Enfermeiros | Ordem dos Farmacêuticos | Ordem dos Fisioterapeutas | Ordem dos Médicos | Ordem dos Médicos Dentistas | Ordem dos Nutricionistas |Ordem dos Psicólogos Portugueses

Propinas, Taxas e Emolumentos

Taxas  

Inscrição (não reembolsável)

50€

Certificado

1ª via sem custos
2ª via 48,60€

Propinas  
Propinas

Isenção de propinas – curso financiado no âmbito do PRR*

*Financiamento - Cursos financiados pelo PRR, no âmbito do Programa Impulso Mais Digital – submedida Reforma e Modernização da Medicina.

Inscrição

Data limite de inscrição: 2025-10-27

Será atribuído um Certificado aos participantes com uma assiduidade mínima de 80% do número total de horas do curso e avaliação final positiva.

Guia inscrição 

Curso apoiado pelo projeto Digital4Health, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Para saber mais sobre o PRR, visite recuperarportugal.

PRR-RP-EU

 

Contactos

Microcredenciais

Candidaturas

E-mail: candidaturas.porto@ucp.pt
Telefone: 939 450 000 / 939 450 012
2ª a 6ª feira: 9h30-12h30 e 14h30-17h30