Componentes Práticas da Música como Ferramenta Terapêutica

Descrição do Programa

A microcredencial em Componentes Práticas da Música como Ferramenta Terapêutica está desenhada para Profissionais de Educação e Saúde e tem como objetivo orientar as práticas destes profissionais nas intervenções com música, fundamentando-as cientificamente, para promover uma abordagem mais sustentada junto das diferentes populações e contextos, ao longo da vida do ser humano.

A utilização da música como ferramenta terapêutica tem sido reconhecida como um recurso eficaz para promover a reabilitação cognitiva, o desenvolvimento social e o bem-estar. A prática musical ativa, envolvendo componentes como improvisação, ritmo e melodia, estimula áreas do cérebro associadas à memória, linguagem e regulação emocional, promovendo a neuroplasticidade e auxiliando na recuperação de funções comprometidas (Thaut et al., 2015). Além disso, a interação musical em contextos terapêuticos favorece a expressão corporal, reduz sintomas de ansiedade e depressão e fortalece a relação com o outro (Koelsch, 2014).

Com esta microcredencial destaca-se o papel da música, através da experiência musical estruturada e aplicada de maneira intencional em contextos da saúde e da educação, proporcionando o contacto com um corpo docente interdisciplinar (e.g., neurologista, terapeutas das fala, musicoterapeutas e pedopsiquiatra) capacitado para expor o conhecimento científico essencial para uma prática baseada em evidência (PBE).

As microcredenciais são ofertas formativas de curta duração e com um foco de especialização bem identificado, sendo ações orientadas para dar resposta às atuais exigências de atualização de competências profissionais de acordo com o PIAAC – Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos.

Esta proposta formativa funcionará 100 % à distância, na modalidade síncrona e assíncrona. Contará com a participação de profissionais de diferentes áreas de atuação, com o objetivo comum de contribuir para a atualização do conhecimento científico e dos recursos disponíveis na intervenção com a música no contexto de educação e saúde.

Objetivos

OBJETIVOS GERAIS

A microcredencial em Componentes Práticas da Música como Ferramenta Terapêutica tem como principais objetivos:

  • Conhecer os princípios elementares do uso da música e da musicoterapia nos contextos de educação e de saúde;
  • Identificar os benefícios e a interdisciplinaridade da intervenção com a música, no contexto de educação e de saúde;
  • Desenvolver competências na intervenção com a música, selecionando as estratégias mais adequadas para os diferentes contextos e populações, incluindo a adaptação de recursos, sendo todas elas cientificamente fundamentadas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Adquirir competências para traçar um perfil de identidade sonoro-musical (ISO) ajustada ao indivíduo, em contexto de educação e saúde;
  • Identificar comportamentos de bem-estar do indivíduo e/ou promotores do desenvolvimento, em contexto de educação e saúde;
  • Adquirir competências iniciais de domínio de um instrumento acompanhador (ukulele), em contexto de educação e saúde;
  • Desenvolver noções práticas com o sinestésico (combinação de sentidos a sensações distintas), para um uso multimodal da música, em contexto de educação e saúde;
  • Conhecer os papéis interdisciplinares em situações de co-terapia com Musicoterapia

Conteúdos

  • Módulo I: Princípios elementares do uso da música e da musicoterapia nos contextos de educação e saúde
  • Módulo II: O uso da música como ferramenta de intervenção no contexto escolar
  • Módulo III: O uso da música como ferramenta de intervenção no contexto clínico
  • Módulo IV: Estudos de caso com foco na música

Destinatários

Médicos, enfermeiros, outros profissionais de saúde, residentes em território nacional, detentores de uma licenciatura na área da saúde.

Condições de Acesso

  • Cópia do documento de Identificação (Bilhete de Identidade / Cartão de Cidadão ou Passaporte)
  • Fotografia
  • Certidão de conclusão de licenciatura (ver nota 1)
  • Comprovativo de residência em Portugal (obtido no Portal das Finanças, nas lojas do cidadão, ou Juntas de Freguesia)
  • Cópia do Cartão da respetiva Ordem Profissional constante na lista abaixo indicada (ver nota 2), ou, no caso de não se encontrar inscrito em Ordem Profissional uma declaração da entidade empregadora que ateste o exercício de funções na área da saúde

Nota 1: Os comprovativos de Licenciatura emitidos noutros países terão de ser legalizados por autoridade diplomática ou consular portuguesa no país emitente, ou conter a Apostila de Haia, exceto se emitidos no Reino Unido, em países da EU, ou pertencentes ao Espaço Económico Europeu, ou à Associação Europeia de Comércio Livre.
Quando estes se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa, francesa ou italiana, deve ser entregue a respetiva tradução, efetuada nos termos previstos na lei notarial.

Nota 2: Ordem dos Assistentes Sociais | Ordem dos Enfermeiros | Ordem dos Farmacêuticos | Ordem dos Fisioterapeutas | Ordem dos Médicos | Ordem dos Médicos Dentistas | Ordem dos Nutricionistas |Ordem dos Psicólogos Portugueses

Propinas, Taxas e Emolumentos

Taxas  

Inscrição (não reembolsável)

50€

Certificado

1ª via sem custos
2ª via 48,60€

Propinas  
Propinas

Isenção de propinas – curso financiado no âmbito do PRR*

*Financiamento - Cursos financiados pelo PRR, no âmbito do Programa Impulso Mais Digital – submedida Reforma e Modernização da Medicina.

Inscrição

Data limite de inscrição: 2025-11-10

Será atribuído um Certificado aos participantes com uma assiduidade mínima de 80% do número total de horas do curso e avaliação final positiva.

 

Guia inscrição


Curso apoiado pelo projeto Digital4Health, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Para saber mais sobre o PRR, visite recuperarportugal.

PRR-RP-EU

 

 

Contactos

Microcredenciais

Candidaturas

E-mail: candidaturas.porto@ucp.pt
Telefone: 939 450 000 / 939 450 012
2ª a 6ª feira: 9h30-12h30 e 14h30-17h30