Componentes Práticas da Música como Ferramenta Terapêutica

Descrição do Programa

A microcredencial em Componentes Práticas da Música como Ferramenta Terapêutica está desenhada para Profissionais de Educação e Saúde e tem como objetivo orientar as práticas destes profissionais nas intervenções com música, fundamentando-as cientificamente, para promover uma abordagem mais sustentada junto das diferentes populações e contextos, ao longo da vida do ser humano.

A utilização da música como ferramenta terapêutica tem sido reconhecida como um recurso eficaz para promover a reabilitação cognitiva, o desenvolvimento social e o bem-estar. A prática musical ativa, envolvendo componentes como improvisação, ritmo e melodia, estimula áreas do cérebro associadas à memória, linguagem e regulação emocional, promovendo a neuroplasticidade e auxiliando na recuperação de funções comprometidas (Thaut et al., 2015). Além disso, a interação musical em contextos terapêuticos favorece a expressão corporal, reduz sintomas de ansiedade e depressão e fortalece a relação com o outro (Koelsch, 2014).

Com esta microcredencial destaca-se o papel da música, através da experiência musical estruturada e aplicada de maneira intencional em contextos da saúde e da educação, proporcionando o contacto com um corpo docente interdisciplinar (e.g., neurologista, terapeutas das fala, musicoterapeutas e pedopsiquiatra) capacitado para expor o conhecimento científico essencial para uma prática baseada em evidência (PBE).

As microcredenciais são ofertas formativas de curta duração e com um foco de especialização bem identificado, sendo ações orientadas para dar resposta às atuais exigências de atualização de competências profissionais de acordo com o PIAAC – Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos.

Esta proposta formativa funcionará 100 % à distância, na modalidade síncrona e assíncrona. Contará com a participação de profissionais de diferentes áreas de atuação, com o objetivo comum de contribuir para a atualização do conhecimento científico e dos recursos disponíveis na intervenção com a música no contexto de educação e saúde.

Objetivos

OBJETIVOS GERAIS

A microcredencial em Componentes Práticas da Música como Ferramenta Terapêutica tem como principais objetivos:

  • Conhecer os princípios elementares do uso da música e da musicoterapia nos contextos de educação e de saúde;
  • Identificar os benefícios e a interdisciplinaridade da intervenção com a música, no contexto de educação e de saúde;
  • Desenvolver competências na intervenção com a música, selecionando as estratégias mais adequadas para os diferentes contextos e populações, incluindo a adaptação de recursos, sendo todas elas cientificamente fundamentadas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Adquirir competências para traçar um perfil de identidade sonoro-musical (ISO) ajustada ao indivíduo, em contexto de educação e saúde;
  • Identificar comportamentos de bem-estar do indivíduo e/ou promotores do desenvolvimento, em contexto de educação e saúde;
  • Adquirir competências iniciais de domínio de um instrumento acompanhador (ukulele), em contexto de educação e saúde;
  • Desenvolver noções práticas com o sinestésico (combinação de sentidos a sensações distintas), para um uso multimodal da música, em contexto de educação e saúde;
  • Conhecer os papéis interdisciplinares em situações de co-terapia com Musicoterapia

Conteúdos

  • Módulo I: Princípios elementares do uso da música e da musicoterapia nos contextos de educação e saúde
  • Módulo II: O uso da música como ferramenta de intervenção no contexto escolar
  • Módulo III: O uso da música como ferramenta de intervenção no contexto clínico
  • Módulo IV: Estudos de caso com foco na música

Destinatários

Esta formação foi desenhada para profissionais de educação e da saúde interessados em aplicações da música nos seus contextos de atuação.

Condições de Acesso

  • Idade igual ou superior a 18 anos;
  • Residência no território nacional aquando da realização do(s) curso(s);
  • Para enfermeiros: Apresentação da Demonstração da Validação das Condições de Exercício Profissional emitida pela Ordem dos Enfermeiros;
  • Para outros profissionais: Apresentação de Comprovativo de Licenciatura.

Inscrição

Desconto de 20%

  • Alunos da UCP (licenciatura, mestrado e doutoramento);
  • Ex-alunos, que tenham concluído curso conferente de grau (licenciatura, mestrado e doutoramento), bem como outra formação com mais de 200 horas de duração (MBA, Curso Geral de Gestão e outras Pós-Graduações com essa duração) na Universidade Católica Portuguesa;

 


Curso apoiado pelo projeto Digital4Health, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Para saber mais sobre o PRR, visite recuperarportugal.

PRR-RP-EU

 

 

Contactos

Estudos Avançados e Formação

Dra. Sara Miranda

E-mail: formacaoavancada.porto@ucp.pt

Tel:  22 619 62 02

 

Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169-005 Porto