Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem fortalece parceria com Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Thursday, June 6, 2024 - 11:24

A Faculdade Ciências da Saúde e Enfermagem (FCSE), da Universidade Católica Portuguesa, e a Escola de Enfermagem, da Universidade de São Paulo, fortalecem parceria de investigação na área do tratamento de feridas e ostomias.

Paula Nogueira, docente da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), no âmbito do programa de Apoio a Missões Académico-Científicas no Exterior (PAME), visitou a Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem. O programa incluiu atividades que permitiram dar a conhecer as linhas de investigação da Faculdade de Ciências da Saúde e de Enfermagem, nomeadamente, da Investigação na área das feridas e ostomias, bem como dar a conhecer a realidade do Ensino em contextos de prática clínica em Portugal. As atividades do programa decorreram maioritariamente no campus da Católica no Porto, tendo havido também uma visita ao campus da Católica em Lisboa.

Tânia Costa, docente da FCSE e coordenadora da mobilidade e internacionalização, destaca “a importância do trabalho colaborativo e em rede.” “Podemos e devemos aprender com as outras instituições e partilhar com elas o nosso conhecimento. É prioridade da FCSE a aposta no fortalecimento das parcerias internacionais”, conclui.

Durante a visita, que começou a 24 de maio e que decorreu por 10 dias, a FCSE deu a conhecer a dinâmica dos contextos de prática clínica, através de visitas técnicas a instituições de saúde públicas e privadas. Paula Nogueira integrou, também, reuniões de apresentação e discussão de projetos dos investigadores do Wound Research Lab (laboratório integrado no Centro Interdisciplinar em Saúde (CIIS)), de forma a fortalecer parcerias de pesquisa e de modo a dar o seu contributo. Realizou uma palestra para os docentes da FCSE subordinada ao tema “Realidade da Formação da Universidade de São Paulo no 2º e 3º Ciclos em Enfermagem: Desafios e oportunidades”.

A FCSE valoriza o fortalecimento de laços de parcerias internacionais, permitindo a partilha de conhecimento e de experiências no âmbito da investigação em Enfermagem.

Photo of the participants