A Biblioteca está Aberta?
Tendo em consideração o Plano de reativação faseada da UCP, a Biblioteca irá alargar a sua resposta, a partir do dia 11 de maio de 2020, passando a ser possível a requisição e devolução de obras em modelo “take away”.
De forma a não colocar em risco a saúde dos seus colaboradores e utilizadores, a Biblioteca da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, estará em funcionamento de segunda a sexta-feira das 9h às 13h e das 14h às 19h, não sendo, nesta primeira fase, permitida a permanência de utilizadores dentro do seu espaço físico.
Neste sentido, delineou-se um conjunto de procedimentos e regras relativos à requisição e devolução de obras e à desmaterialização da informação:
a) Requisição de obras
Procedimentos:
-Pedido de empréstimo da obra, via email para reservas.bib@porto.ucp.pt , devendo indicar o nome, nº de utilizador e os dados da obra;
- A obra é preparada, para entrega, por um elemento da equipa da Biblioteca;
- A obra deverá ser levantada no prazo de 24h após notificação da Biblioteca;
Regras:
- Número máximo de 3 obras por utilizador para todos os ciclos de estudos;
- A obra é requisitada pelo prazo máximo de 4 dias para todos os ciclos de estudos;
b) Devolução
Procedimentos:
As obras poderão ser devolvidas:
- Via CTT (obrigatório o envio em correio registado);
- deixadas na caixa de devolução (colocada na entrada da Biblioteca);
Regra:
- Os prazos de devolução das obras devem ser respeitados escrupulosamente.
c) Desmaterialização da informação
Procedimento:
- Os pedidos de digitalização (materiais que apenas existam em suporte físico e não possam ser requisitáveis) deverão ser feitos via email para biblioteca@porto.ucp.pt, indicando-se, inequivocamente, os dados da obra (título, autor e ano) e as páginas solicitadas.
Regras:
- O limite de digitalização é de 100 páginas por leitor;
- A gestão é feita por ordem de chegada dos pedidos.
Nota: Todas as obras devolvidas serão sujeitas a um período de quarentena de 9 dias, pelo que não ficarão imediatamente disponíveis para novas requisições e/ou digitalizações.
Reforçamos que as regras e orientações da Direção Geral de Saúde, relativas à proteção individual, são de carácter obrigatório, pelo que, além do distanciamento físico e etiqueta respiratória, o uso de máscara e/ou viseira é obrigatório a qualquer utilizador que se desloque à Universidade.
A Biblioteca procurará continuar a garantir e a promover serviços e recursos à distância, de modo a limitar ao máximo as deslocações ao seu espaço físico.
Para o esclarecimento de qualquer questão, deverá proceder ao contacto via email para biblioteca@porto.ucp.pt
Continue connosco…a Biblioteca continua consigo, como sempre!!
