Católica Nursing Community – Percursos com Impacto: Sofia Nunes

Monday, February 2, 2026 - 12:09

“Não importa muito o resultado, mas o caminho que fazemos para lá chegar e… de nada importa o resultado se perdermos a essência no caminho.”

Entrevista a Sofia Nunes, licenciada em 2003 pela Escola Superior de Enfermagem da Imaculada Conceição. É Enfermeira Especialista e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela UCP Porto. Concluiu o Mestrado em Bioética em 2008 e o Doutoramento em Biomedicina em 2014 pela FMUP. É também Licenciada em Direito desde 2021 pela FDUP e Pós-Graduada em Regulação Pública e Concorrência pelo CEDIPRE – FDUC.

Atualmente, trabalha como Técnica Superior de Regulação Especialista na Entidade Reguladora da Saúde e é Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da UCP Porto.



O que mais a marcou na sua passagem pela Universidade Católica Portuguesa?

Para Sofia Nunes, a experiência académica na Universidade Católica ficou marcada pela articulação entre o rigor científico e a dimensão humana do cuidado: "a proximidade entre a ciência e o coração, que se traduz, na verdade, na capacidade de integrar o rigor científico sem nunca descurar a ciência do cuidar. O sentido de um ensino próximo, crítico e inclusivo são princípios que levo na minha vida e que me foram transmitidos também aqui.”

Como é que a formação contribuiu para a sua carreira?

Para Sofia Nunes, a formação inicial na Universidade Católica Portuguesa foi determinante para o seu percurso académico e profissional, refletindo-se de forma consistente em cada etapa do caminho que foi construindo, desde a prática clínica à regulação, à ética, ao direito e ao ensino.
“A minha formação inicial nesta casa foi imperiosa para delinear o meu percurso e reflete-se em cada passo que dou. A descoberta pela Enfermagem naquele que foi o primeiro curso de licenciatura abriu-me horizontes que, de facto, desconhecia. Enquanto aluna, fui sempre estimulada a procurar mais conhecimento e a minha curiosidade e sede de explorar novas áreas, fez com que investisse em segmentos de atuação que nunca tinham sido explorados. Depois de trabalhar doze anos num hospital, um dos marcos mais importantes traduz-se no meu início de atividade profissional na Entidade Reguladora da Saúde, sendo a primeira profissional de saúde a ser admitida. Adicionalmente, o meu forte interesse pela ética e depois pelo direito permite-me conjugar um conjunto de conhecimentos que pretendo que sejam de grande interesse para os meus alunos, assim como foram os que recebi no passado.”

Que aspetos considera relevante destacar?

Para Sofia Nunes, existem várias situações que devem ser consideradas não só na vida académica e profissional, mas também na pessoal, e, ainda que não possamos partir do princípio de que existe uma ordem definida das coisas, há princípios que não devem nunca ser esquecidos:
“1.º somos sempre capazes até tentarmos e, nunca saberemos se conseguimos se não arriscarmos;
2.º não há maior orgulho no mundo do que fazermos a diferença na vida do Outro;
3.º somos sempre especiais, a forma como nos colocamos no mundo é que pode não ser a mais favorável;
4.º somos tanto melhores quanto nos entregarmos com fé.”

Que conselhos deixa aos futuros estudantes de Enfermagem?

“Acreditem sempre que conseguem fazer a diferença e tornar o mundo melhor, alcançando sempre os vossos objetivos. Às vezes, não importa muito o resultado, mas o caminho que fazemos para lá chegar e… de nada importa o resultado se perdermos a essência no caminho.”