O programa de cooperação, científica, cultural e pedagógica IACOBUS, gerido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galícia – Norte de Portugal, visa fomentar o desenvolvimento conjunto de atividades de investigação entre instituições universitárias, incluindo a Universidade Católica Portuguesa no Porto.
O IACOBUS inclui projetos de investigação de todas as áreas de conhecimento e promove intercâmbios entre as entidades participantes com um orçamento total de 200 mil euros. Beneficiando do apoio e financiamento da União Europeia, o programa está fundamentado nas prioridades definidas no Plano de Investimentos Conjuntos Galícia - Norte de Portugal (PIC 21-27) e nas áreas estratégicas estabelecidas pela Estratégia de Especialização Inteligente Transfronteiriça Galícia - Norte de Portugal (RIS3-T).
Com uma dotação orçamental de 150 mil euros para Estadias de Investigação, o programa destina-se a docentes, investigadores pré e pós-doutorais, e pessoal de administração e serviços de instituições de Ensino Superior. Podem participar, ainda, gestores de inovação, com pelo menos cinco anos de experiência, e técnicos de I&D (Investigação e Desenvolvimento), com menos de cinco anos de experiência. Contudo, os candidatos que pretendam participar devem possuir um contrato laboral ou um vínculo de investigação em vigor com alguma das entidades integrantes. Devem, igualmente, estar em condições para trabalhar além-fronteiras. A favor da promoção da igualdade de oportunidades, estão ainda reservadas 5% das estadias de investigação para pessoas com deficiência e cujo grau corresponda, pelo menos, a 33% de descapacidade.
Os 50 mil euros excedentes dizem respeito às Publicações Científicas (Papers). A publicação de artigos científicos e de investigação, desenvolvidos através de uma colaboração transfronteiriça conjunta, é alvo de ajuda económica em algumas das revistas no Journal Citation Report (JCR) ou no SCOPUS.
As candidaturas, que terminam a 16 de dezembro de 2022, devem ser apresentadas por intermédio da plataforma iacobus.gnpaect.eu. Estão também disponíveis todos os documentos das novas convocatórias na Web do programa.